Leonel R Cancino

my_name

Leonel R Cancino
Sala A203
+55 48 9664-4851
l.r.cancino@ufsc.br
http://lattes.cnpq.br/1305995640333184

Apresentação

O Prof. Leonel R. Cancino é formado em Eng. Mecânica pela Universidad Francisco de Paula Santander (2001 – Colômbia), Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina- Brasil. Atualmente participa em projetos de cooperação internacional com três centros de pesquisa; o Instituto de Combustão e Dinâmica de Gases IVG – Universidade Duisburg-Essen UDE, Alemanha, o Centro de Química da Combustão C3 – Universidade Nacional de Irlanda, e o Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos LABCET, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Brasil. As atividades de pesquisa no IVG-UDE e no C3-NUIG estão focadas ao desenvolvimento de mecanismos cinéticos para etanol puro, e para substitutos de gasolina contendo etanol (Ethanol-based fuels), usando técnicas experimentais para diagnósticos em processos de combustão. As atividades de pesquisa no LABCET-UFSC estão focadas á otimização de modelos cinéticos detalhados para etanol puro e substitutos de gasolina contendo etanol usando técnicas de química computacional (ab-initio, RRKM, etc), aplicadas a reações químicas elementares de decomposição de hidrocarbonetos. Outra linha de pesquisa esta focada no desenvolvimento e formulação de combustíveis para aviação. Tem experiência na área de combustão de combustíveis automotivos e combustíveis de aviação com ênfase em cinética química, química computacional, dinâmica de fluidos computacional (CFD).

Pesquisa

Linhas de pesquisa:

1. Formulação de combustíveis para aplicação automotiva e aviação civil
2. Cinética química detalhada de substitutos de gasolina e querosene de aviação
3. Cinética química detalhada de etanol
4. Simulação de escoamento reativo em dinâmica de fluidos computacional
5. Métodos experimentais para análise de combustíveis (Reatores PSR, PFR, CVR, Tubo de Choque, Máquina de Compressão Rápida)
6. Desenvolvimento de modelos cinéticos detalhados para substitutos de combustíveis.

Publicação mais relevante

Formação

  • Ingeniero Mecánico, Universidad Francisco de Paula Santander, São Jose de Cúcuta, NS, Colômbia, 2001.
  • Mestre em Eng. Mecânica, Ciências Térmicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2004.
  • Doutor em Eng. Mecânica, Ciências Térmicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2009.
  • Pós-Doc, Cinética Química/Química computacional, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2012.
  • Pós-Doc, Cinética Química/Combustão, Métodos experimentais para analise de combustíveis, Universität Duisburg-Essen, Duisburg, NRW, Alemanha, 2012.
  • Pós-Doc, Cinética Química/Combustão, Métodos numéricos para analise de combustíveis, National University of Ireland, Galway, Irlanda, 2010.

Página pessoal clique aqui!!!!!